Total de visitas: 4339
|
Dietas
Beba chá frio de amaranto e respire saúde!
Não é novidade para ninguém que a linhaça e a quinoa são alimentos considerados amigos da saúde, pelos benefíficios que trazem ao nosso organismo. O que nem todos sabem é que existe outro cereal, altamente nutricional chamado amaranto, que começa a ser muito conhecido no Brasil e que tem a sua origem na região dos Andes. O amaranto pode ser encontrado em flocos semelhante aos flocos de aveia. Há muitas formas de consumir este cereal: misturar com frutas e iogurte, utilizá-los na preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas. Também pode ser consumida em forma de pipoca pois, quando aquecidas, as sementes estouram, à semelhança do milho. O amaranto também pode ser consumido como chá frio o que, além dos benefícios que traz para a saúde, ajuda o bom funcionamento do organismo, pelo que pode ser também uma boa opcção. Mas os benefícios do chá frio de amaranto não ficam por aqui. A bebida é rica em proteínas, vitaminas, aminoácidos e minerais como cálcio, fósforo, potássio e tem alta concentração de fibras alimentares. As propriedades naturais do chá frio de amaranto incluem ação antioxidante, que combate os radicais livres, aumenta a oxigenação do metabolismo e reforça o sistema imunológico. A ingestão do chá de amaranto ainda colabora na redução dos níveis de colesterol, pois inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e cancro. Receita do chá frio de amaranto Tome nota da receita e confira o vídeo do programa Globo Repórter que ensina como fazer chá frio de amaranto. Ingredientes - Grãos de amaranto - Cravo - Canela - Açúcar mascavado Modo de preparar Os grãos ficam 24 horas de molho. Depois, são cozidos, e o caldo é misturado a uma infusão de cravo, canela e açúcar mascavado. Depois das 24 horas, deve escorrer a água e colocar o amaranto que ficou no fundo ao fogo de volta para a panela. É preciso colocar um litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. O amaranto vai engrossar o caldo. Depois, deve coar a mistura. O líquido que sobrou na jarra forma a bebida gelada. Leve para o liquidificador a parte sólida do amaranto que restou no coador e triture mais um tempo. Depois volte a peneirar com água essa mistura. Nessa segunda peneirada, vai obter um líquido mais espesso que forma o chá quente. Coloque a cravo e a canela. Depois, é só adoçar e colocar o limão. No final, tem um refresco de amaranto, uma bebida energética, repleta de sais minerais e proteínas
Dieta da linhaça
Mesmo tão pequena no tamanho, a semente de linhaça traz grandes benefícios à saúde. Ela é considerada um alimento funcional, que nutre e ainda previne de doenças. Existem dois tipos de semente, a linhaça marrom e a linhaça dourada. As duas possuem os mesmos nutrientes, mas a linhaça dourada apresenta maior quantidade de ômega-3 e ômega-6, que previnem doenças cardiovasculares, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a diminuir a retenção de líquidos. A semente de linhaça também é rica em fibras, que regulam o intestino e controlam o diabetes, tem vitaminas A, E, B1, B6, B12, além de potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio, que são minerais importantes para o nosso organismo. Contém ainda um composto chamado lignana, que ajuda no equilíbrio hormonal, alivia os sintomas da TPM, menopausa e atua na prevenção do câncer de mama. Linhaça para emagrecer Por ser tão completa, a sementinha faz maravilhas pela nossa saúde e ainda é uma grande aliada para quem quer emagrecer com saúde e evitar o efeito sanfona. As fibras da linhaça espantam a fome e ajudam a controlar a compulsão alimentar, a sensação de saciedade faz com que a pessoa coma menos ao longo do dia. A maneira mais proveitosa para consumir a linhaça e potencializar seus benefícios é triturar a semente no liquidificador. A farinha de linhaça pode ser acrescentada no arroz, feijão, nas frutas, sucos, iogurtes, vitaminas, saladas, no preparo de bolos, pães, tortas, sopas. Dieta da semente de linhaça A dieta da semente de linhaça, desenvolvida pelas nutricionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ficou bastante conhecida depois de ter sido apresentada no programa Globo Repórter, da Rede Globo. Para aproveitar os benefícios da linhaça na luta contra a balança, basta acrescentar a farinha de semente de linhaça no cardápio diário. O ideal é consumir quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça todos os dias. Ou, como foi mostrado na dieta da linhaça do Globo Repórter, a medida de 2 de copinhos de café (aqueles de plástico mesmo), somente no café da manhã. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal. Vale lembrar que somente o consumo da linhaça não funciona para quem quer perder peso. É preciso manter uma alimentação equilibrada e com poucas calorias para sentir os resultados.
Alimentos que ajudam a manter uma boa saúde
Alguns alimentos, além de nutritivos, têm o poder de aliviar os sintomas da TPM nas mulheres, a controlar a ansiedade e prevenir doenças. Saiba quais são. Aveia – Possui substâncias que estimulam o organismo a absorver menos gordura, ajuda a hidratar a pele, combate a celulite e a retenção de líquidos. As fibras da aveia fazem bem para o intestino e prolongam a sensação de saciedade. Cenoura – Rica em vitaminas, ajuda a eliminar o acne e controlar a oleosidade natural da pele. Contém silício e potássio, que facilita a eliminação do excesso de líquido no organismo. Estimula o metabolismo e facilita a digestão. A grande quantidade de betacaroteno presente na cenoura diminui o risco de problemas de visão. Soja – Ajuda a equilibrar as funções hormonais. O consumo de soja traz benefícios para as mulheres que sofrem com os desconfortos da menopausa, principalmente os calores repentinos. Além dos produtos a base de soja (iogurtes, leite, queijo), experimente acrescentar os grãos de soja na salada. Goiaba – Contém pouco açúcar e o suco da fruta ajuda a controlar as taxas de glicose no sangue, por isso é muito boa para quem tem diabetes. Combate infecções e hemorragias. Possui vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras. Couve-flor – A ingestão de couve-flor ajuda a reduzir os riscos de tumores nas mamas. Isso porque o vegetal contém substâncias que reduzem o nível do hormónio estrogénio, associado ao surgimento do câncer. Azeite – Tem acção antioxidante, evita o envelhecimento das células. Diminui em quatro vezes o risco de artrite na idade avançada. Banana – É uma das melhores fontes de potássio, que deixa a pressão sanguínea sob controle e é importante para os músculos, evita as cãibras. Protege de doenças cardíacas, evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Castanhas – Assim como as amêndoas, possuem gorduras insaturadas, que protegem o coração e reduzem o colesterol. Combatem a flacidez e retardam o envelhecimento dos tecidos. O ideal é consumir até 3 castanhas por dia para não engordar. Mel – Além de adoçante natural, o mel também ajuda nosso corpo a se defender das infecções provocadas pelas bactérias. Um copo de leite morno adoçado com 2 colheres (sopa) de mel antes de dormir ajuda a ter uma boa noite de sono.
Efeito SANFONA
AQUI VÃO ALGUNS MOTIVOS PARA QUE VOCÊ NÃO ADOTE O “ENGORDA E IMAGRECE CONSTANTE“, POIS ESSE EFEITO É MUITO PREJUDICAL À NOSSA SAÚDE. Um estudo conduzido por especialistas da Universidade de Glasgow (Escócia) sugere que o famoso “efeito safona”, provocado por dietas rigorosas, pode reduzir de maneira significante a expectativa de vida do paciente. Os cientista realizaram uma experiência com peixe e perceberam que o desequilíbrio alimentar reduziu a expectativa de vida deles em até 25%. A pesquisa sugere que essa diminuição foi conseqüência do aumento do risco de morte súbita, que, segundo os especialistas, se deve ao “crescimento anormal” dos animais, provocado pela irregularidade em suas dietas.
Calorias das frutas
As frutas são alimentos importantíssimos na nossa alimentação, pois são fontes de fibras, vitaminas e minerais que controlam diversas funções do organismo. devemos ingerir frutas todos os dias. Vamos ver a seguir as colorias de algumas frutas. - Abacaxi: 1 fatia de 130 gramas tem 65 calorias. - Ameixa: 1 unidade de 16 gramas tem 10 calorias. - Figo: 1 unidade de 60 gramas tem 35 calorias. - Maçã: 1 unidade de 130 gramas tem 75 calorias. - Mamão: 1 fatia de 100 gramas tem 40 calorias. - Melancia: 1 fatia de 150 gramas tem 45 calorias. - Melão: 1 fatia de 115 gramas tem 30 calorias - Pêssego: 1 unidade de 60 gramas tem 30 calorias. - Uva Itália: 1 cacho médio de 75 gramas tem 55 calorias - Uva Rosada: 1 cacho de 170 gramas tem 120 calorias.
Aproveite ao máximo o cardápio oriental
Inicie sua refeição com uma sopa leve: peça Miso-shiro. Continue com um Temaki, mas prefira sem maionese. Para não sair da dieta nem ter nenhum peso na consciência, evite os Rolls fritos. Sem excessos, todos os tipos de Sushi e Sashimi estão liberados. Prudência na hora de consumir o Shimeji: esse cogumelo é preparado na manteiga. Também procure evitar os Tempurás (legumes fritos), porque são fritos em gordura. Uma dose de Saquê para comemorar, mas apenas uma dose.
Coma massas sem engordar
Evite os rodízios de massa, peça sempre à la carte. Mesmo sendo difícil, resista aos pãezinhos com sardela, pasta de berinjela ou azeite com sal, mas será necessário para atingir seus objetivos. Sempre inicie sua refeição pela salada, mesmo não estando de dieta. Geralmente as porções de massa servem duas pessoas, então se for possível divida o prato, caso não, peça meia porção. Dê preferência as massas sem recheio servidas apenas com molho de tomate. Evite também as carnes à milanesa, à parmeggiana, e as almôndegas por um bife grelhado. Não utilize molho branco, quatro queijos e à bolonhesa, pois não muito calóricos. Tome apenas uma taça de vinho tinto. E de sobremesa, peça frutas.
Evite exageros na churrascaria
Caso não seja possível evitar freqüentar esse tipo de restaurante para comprometer sua dieta, siga as dica a seguir. Comece sua refeição por um prato de salada e legumes cozidos, temperados com azeite. Evite os queijos amarelos, mussarela de búfala, molhos e pães, especialmente os assados. Diga não as lingüiças. Prefira as carnes magras evitando cupim e costela, retirando a gordura aparente da picanha e a pele do frango. O coraçãozinho também é muito rico em gordura. Beba suco natural ou água. Pare assim que se sentir satisfeito.
Erros cometidos nas dietas mais comuns
Dieta da sopa: não variar o cardápio faz com que o dieta fique monótona, e ainda corre-se o risco de deixar de ingerir algum nutriente essencial. Sem o devido estímulo, o intestino corre o risco de não funcionar corretamente. Uma dieta muito restrita é insuportável mesmo quando você optou por ela a fim de começar uma seria reeducação alimentar. Restrição calórica deve ser feita gradualmente e com ênfase na variedade dos pratos. Dieta das frutas: fundamentais na alimentação diária mas basear sua dieta apenas por frutas leva a baixa quantidade de calorias e ao desbalanceamento entre proteínas, carboidratos e gorduras. O corpo irá trabalhar para suprir as deficiências gerando perda de massa muscular e enfraquecimento. Além do mais, a quebra da gordura corporal leva à cetoacidose, que pode causar problemas renais. Dieta do chá: se todos os pratos do dia forem balanceados não haverá riscos, desde que não se recorra a um menu com poucas calorias. Dietas dos Shakes: como não estimula novos hábitos alimentares, ao interromper esse plano restrito de alimentação as chances de engordar novamente são maiores.
Principais erros de quem faz dieta
Jejum: Não fique sem se alimentar por muitas horas, pois no momento em que for comer estará ansioso e comerá muito mais. Ditas radicais: Não faça “dieta da sopa” ou “do suco”: essas dietas fazem com que se perda muitas vitaminas e principalmente massa muscular, além de causar sensação de fraqueza e mau humor. Comer doces: Não troque refeições por doces, já que eles acumulam gordura e podem alterar as taxas de colesterol. Não comer massas: carboidratos complexos na proporção certa como arroz e macarrão integral, legumes e cereais, ganha-se energia e reduz-se a vontade de comer doces.
|
|