como passear com seu cão
Você também sofre na hora de dar uma voltinha com o seu cachorro? É praticamente arrastado pelo bicho quando pisa para fora do portão? Então, não perca as dicas desta semana que poderão te ajudar a resolver este problema.
Guia frouxa, mão firme!
Primeiramente, lembre-se que, quem precisa estar no comando do passeio é você. Então, seja firme! Porém, deixando a guia sempre frouxa. O coreto é: nem você arrastando o cão, nem ele puxando você!
Força no bíceps!
Por isso, é muito importante que antes de adquirir um cão de grande porte, você tenha em mente que terá de sair com ele para passear, pois caso o cachorro seja muito mais forte do que você, existe o risco de, fisicamente, você
repelente de mosca
Se o seu cão está a ser devorado pelas orelhas por picadelas de mosca e o repelente acabou, sirva-se do vinagre para remediar essa situação e aliviar o sofrimento do animal.
cuidado com seu bicho! ele sofre de calor
AI, QUE CALOR! BICHO SOFRE COM O VERÃO? SOFRER NÃO É BEM A PALAVRA. MAS QUEM TEM CÃO, GATO, OU OS DOIS, PRECISA FICAR ATENTO À ÉPOCA MAIS QUENTE DO ANO. PORQUE O CALOR TAMBÉM PODE AFETAR A VIDA DO SEU AMIGO, SE ALGUNS CUIDADOS NÃO FOREM OBSERVADOS.
VAMOS A ELES. – CUIDADO COM O SOL: Bicho não precisa de protetor solar, claro. Eles têm nos pêlos uma proteção natural. Mas isso não significa que você pode sair pra passear com o bicho a qualquer hora do dia. Nada disso. Evite passeios no horário de sol forte, entre 10 e 16 horas. Não faz bem para ele, não faz bem pra você. Passeie com ele antes ou depois desses horários. –EVITE QUEIMADURAS: Já experimentou andar descalça no asfalto ao meio-dia? É como pisar num braseiro, não? Para os cães e gatos, a sensação é quase a mesma. As patas são protegidas por uma espécie de “almofada”,cuja pele é grossa, mas não o suficiente para evitar queimaduras na região, se o calçamento estiver fervendo. –SOMBRA E ÁGUA FRESCA: Os bichos aumentam o consumo de água no verão. Portanto, não deixe faltar água fresca na vasilha dele. Mantenha o recipiente limpo e à sombra, para a água não esquentar. Se o bicho fica no quintal ou numa área externa, é importante que haja um lugar à sombra para o animal ficar. –PULGAS: A chance de infestação por pungas cresce no verão. Para evitá-las, mantenha tanto o animal quanto os lugares que ele freqüenta limpos. Em caso de infestãção, leve o animal ao veterinário. ATENÇÃO: Não leve seu cachorro à praia. Ele pode contrair viroses e também transmitir doenças aos banhistas.
Adestramento de cães
Ensine seu cão a fazer as necessidades no lugar certo: no momento em que ele acertar, dê-lhe uma guloseima. Será mais fácil para ele repetir se esse comportamento for seguido de um reforço.
Seu cão cava por motivos diversos: pode ser estresse, solidão, ou deficiência de algum nutriente em sua alimentação, e nesse caso ele come terra. Pra que ele não cave, tente passar mais tempo com ele e leve-o ao veterinário para verificar sua saúde.
A repetição e a insistência são as chaves para seu cachorro aprender algum comando. Para verificar se seu cachorro aprendeu o comando, teste sem dar nenhum petisco e sem fazer muito esforço. Caso consiga repetir por três vezes consecutivas, ele aprendeu.
Ao ensiná-lo algum comando é necessário corrigi-lo quando ele não o realizar corretamente: seja consistente e específico. Se o estiver ensinando a não pular nas pessoas você tem de resistir a brincar com ele quando ele pular em você.
Quanto mais cedo começar o adestramento, melhor.
Cachorros são animais gregários e, por isso, ao treiná-lo, deixe bem claro que você é o líder. Ele precisa entender que lhe deve submissão, então não demonstre medo se ele reagir, nem permita que ele interrompa seus exercícios.
Não permita que seu cão mastigue tudo o que ver pela frente. Dê algum brinquedo ou osso para ele mastigar e quando ele pegar outra coisa, reclame e o ignore por alguns minutos.
Para manter á boa forma seu cãozinho
Deixe sempre água disponível e encoraje-o a bebê-la, principalmente quando fizer exercícios.
Se o seu cão já estiver gordinho, troque a ração comum por ração de baixa caloria e reduza a quantidade gradualmente.
Mantenha a quantidade recomendada a cada raça.
Caso tenha mais de um anima, evite que um “roube” a comida do outro alimentando-os na mesma hora.
Evite que seu cão peça comida quando estiver comendo: alimente-o antes de todos comerem e o mantenha em outro ambiente enquanto faz suas refeições.
Controle os horários nos quais seu cão deve alimentar-se. Deixe o alimento disponível por trinta minutos no inicio da adaptação e quinze minutos depois que se habituar. Retire a ração e só forneça a próxima refeição.
Se você mora com outras pessoas, todos devem seguir essas recomendações
Comandos básicos de treinamento para seu cão
O primeiro e mais simples é o comando “junto”. Mantenha o cão ao seu lado e comece a caminhar, dando imediatamente o comando “junto” precedido do nome do cão. Mantenha-o próximo a sua perna e se ele sair puxe a firmemente a correia.
Quando estiver caminhando com seu cão, pare e dê o comando “senta” colocando a mão na traseira do cão levando a sentar-se. Espere um momento, felicite-o e dê o comando “junto”.
O treinamento não deve ultrapassar 15 minutos. Não esqueça de agradá-lo quando ele acertar.
Como vacinar seu cão
Aos sessenta dias: 1ª dose de vacina múltipla + vacina contra tosse (que pode ser dose única ou em duas doses no intervalo de trinta dias.
Aos noventa dias: 2ª dose de vacina múltipla.
Aos cento e vinte dias: 3ª dose de vacina múltipla + anti-rábica.
atualmente repita uma dose de cada vacina
Cuide da saúde de seu cão
Antes de completar a vacinação, nenhum filhote deve sair a rua ou ter contato com outros cães.
Quando levá-lo a uma clinica não o coloque no chão nem o deixe perto dos outros.
Nunca atrase a vacinação. Se não puder vaciná-lo na data, antecipe. E espere quinze dias para passear com ele após a ultima dose.
Desconsidere os atestados de vacina sem carimbo e assinatura do veterinário. Em caso de filhotes, recomece da primeira dose.
A primeira dose de vacina dever aplicada a partir dos sessenta dias de idade.
Não vacine seu animal em lojas ou pet shops, nem se estiverem debilitados, com febre, diarréia ou vermes.
Não coloque seu animal no local onde morreu outro anteriormente, os vírus podem resistir por um ano.
Ao recolher o um cão na rua espere ao menos quinze dias antes de misturá-lo com outros animais, observando se ele não apresenta vômito, diarréia ou apatia.
Filhotes adquiridos em canis devem ter vínculo com o estabelecimento por quinze dias, prevendo eventuais viroses.
Não hospede seu cão em hotéis que não exigem certificado de vacina em dia.
Nos dias posteriores a vacinação não deixe que seu cão tome chuva e fique molhado. A queda de resistência pode interferir nos efeitos da vacina.
Não deixe de vacinar seu animal porque ele nunca sai de casa.
Melhore o Comportamento do seu Cão
Mostre a seu cão que ele só terá recompensas (biscoitos caninos, por exemplo) se tiver um bom comportamento.
Os cães costumam fazer suas necessidades após as refeições, portanto leve-os para passear ou prenda-os no local adequado para que eles se acostumem.
Para evitar que seu cãozinho mastigue as plantas, borrife água com cravo e canela.
Coloque um peso sobre a tampa do lixeiro, evitando que seu animal o derrube.
Em caso de desobediência, fale num tom grave.
Um jeito eficaz de fazê-lo obedecer é ter a mão um borrifador de água ou um recipiente com moedas: quando ele se comportar mal, borrife água a distancia ou faça barulho com as moedas.
Quando ele fizer algo certo dê um biscoito ou escove seus pêlos
Dicas de alimentação para seu cão
Dê ração de filhotes as cadelas gestantes à partir do 30º dia até o fim da lactação, para reduzir a chance de problemas futuros e aumentar sua vida reprodutiva.
O mesmo vale aos filhotes até chegarem a fase adulta.
Mesmo os cães de raça grande devem receber dieta sem exageros, a fim de evitar calcificações indesejadas.
Cães precisam de abrasão para seus dentes como medida profilática a formação de tártaro. Ofereça algo como um osso ou um brinquedo rígido.
Evite oferecer petiscos comuns (biscoitos, chocolate, pipoca) para evitar alergias alimentares.
Não dê apenas carne para evitar problemas de raquitismo nutricional decorrente do desequilíbrio entre cálcio e fósforo.
Uma ração de qualidade comprovada dispensa suplementação mineral ou vitamínica.
Ração seca reduz a incidência de tártaro.
Como alimentar o seu cão
Por mais simplória que possa parecer, a ração é a melhor opção para alimentar seu cão, posto que mesmo dando carne, legumes e ovos não conseguimos oferecer-lhe uma dieta completa e balanceada.
Se colocarmos na ponta do lápis uma dieta planejada para um cão, junto com o trabalho de balanceá-la com as quantidades certas, certamente a opção mais barata será a ração.
A diferença é que nossos canídeos tem origem em outros mais selvagens, que pra se alimentarem comiam a carne, a pele, o pelo e os ossos de suas caças.
Como dar banho no seu cão
Quando for dar banho em seu animal de estimação completar a higienização cortando as unhas e limpando as orelhas e os olhos.
Desembaraçar os pelos penteando no sentido do crescimento, com cuidado para não quebrar os pelos e não machucar o animal. Isso ajuda a retirar os pelos mortos e massageia a pele, favorecendo a circulação local e o crescimento dos pelos.
É preciso verificar a temperatura de água que deve estar de morna a fria.
Utilizar um xampu neutro específico para o animal.
O enxágüe deve ser feito com eficiência para não deixar resíduo, evitando assim coceira descamação e oleosidade.
Secar bem para não deixar o animal com cheiro ruim.
Se usar secador, comece pelas costas e patas, ao mesmo tempo que escova cuidadosamente, desembaraçando. Não utilize o secador diretamente no focinho do animal para não assustá-lo.
Algumas dicas para lavar o seu gato
- Primeiro deve colocar nos ouvidos bocadinhos de algodão para não corrermos o risco da água entrar e causar uma otite... - Ligue a água antes, para que ele não se assuste. A água deve estar morna (30ºC). - Molhe bem, todo o corpo menos a cabeça. - Ensaboe todas as partes molhadas do gato, com shampo ou sabonete. - Lave o focinho, tendo cuidado para não entrar água nos ouvidos e nariz, usando apenas as mãos.
- Com algum cuidado vamos tirar todo o sabão e enrolamos o animal numa toalha. Como o gato é muito sensível a mudanças de temperatura, seque-o muito bem, caso contrário o animal vai sentir muito frio.
- Aproveite agora para desembaraçar o pelo, penteando no sentido contrario dos pelos para que possa tirar os pelos mortos. Usando o secador que você usa para secar seus cabelos. Se ele parecer assustado, mude a posição do secador. - Penteie a barriga e as patas, desfazendo todos os nós.
- Já que estamos com "as mãos no trabalho", vamos aproveitar para cortar as unhas usando um corta-unhas. - Para limpar as orelhas use um cotonete seco, ou humedecido com álcool, limpando apenas a parte externa do ouvido.