Total de visitas: 4328
|
Tecnologia
Dicas basicas para fotografia
Curso baico de fotografia para amadores Conseguimos ver tudo no mundo porque tudo reflete luz* – isso já aprendemos lá no ensino fundamental. E é graças à esse princípio que a fotografia existe! Toda vez que vamos fotografar uma certa quantidade de luz, de acordo com o que tem lá fora, passa pela lente e chega no sensor ou filme. Cada pedacinho de luz contém um pouco de informção: é a luz refletida dos objetos que está indo até o nosso olho e, também, até a nossa câmera.
Como fotografar em contra-luz
Utilize a iluminação natural do outono, quando os raios solares incidem de forma mais inclinada. Nem todo objeto terá uma boa aparência como sombra, já que não haverá muitos detalhes. Procure objetos de traços marcantes e de fácil reconhecimento. Desligue o flash e escolha o objeto. Sua câmera poderá ser usada até no modo automático. Para tirar o melhor proveito da função de exposição de sua câmera (digital) pressionando o botão do obturador ate a metade. Se sua câmera não possuir a função de exposição, você poderá usar o compensador de exposição (EV). Ajuste-o para -2 ou -3 para deixar a foto sub exposta. Faça alguns testes até encontrar o efeito desejado. Configure sua câmera para obter um bom equilíbrio entre o foco e a exposição, e se não for possível mude para o modo manual e faça o ajuste. Posicione-se de modo que o objeto fique entre você e o fundo iluminado. Aponte a câmera para a parte mais iluminada da cena e aperte o botão do obturador até a metade para o ajuste de exposição. Enquanto segura o botão, recomponha a sua imagem e fotografe.
Como capturar telas no iPhone
• Podem ser capturados: recordes de jogos, uma falha num aplicativo ou até mesmo um endereço no aplicativo de mapas. Siga os passos abaixo. • Selecione uma cena, e, na parte inferior do aparelho, clique no botão “inicio” ao mesmo tempo em que aperta o botão “repouso”. • Quando a tela for capturada você ouvira o som do acionamento da maquina fotográfica. • Para encontrar a imagem clique em “fotos” em seguida em “rolo da câmera”. • Após abrir a imagem, ela estará pronta para ser utilizada como papel de parede, por exemplo.
Programe seu Ipod (ou Iphone) para hibernar ou despertar
Qualquer Ipod (ou Iphone) recente (com a clickwheel) pode ser programada a função sleep com o trajeto: main>extras>alarm>sleep timer. Com os Ipods mais antigos, siga main>extras>clock>sleep timer. Nos Ipods, abra a opção “clock” e na tela que abrir toque em sleep timer. Os timers podem ser programados desde quinze minutos até vinte e três horas e cinqüenta e nove minutos
Na hora de comprar um Mp3 player
A maior diferença entre os Mp3 players dá-se pela capacidade de armazenamento e as funções que o aparelho pode executar. Podem ser encontrados em muitos níveis de armazenamento: de 256MB, até 160GB. Os de menor capacidade, até 1GB não reproduzem imagens. O preço é diretamente proporcional a capacidade de memória: quanto mais memória, mais caro. O formato da memória pode ser HDD (menos resistentes a quedas e encontrado na maior parte dos aparelhos) ou Flash. Esses aparelhos podem, além de executar musicas, executar rádio, gravar voz e funcionar como pen drive capaz de gravar qualquer formato de arquivo a fim de transportá-lo para outro equipamento. Como a maioria dos aparelhos vem com fones de ouvido de baixa qualidade, ideal é que você invista em fones melhores. Melhor se o aparelho não precisar usar cabo para conexão USB. O aparelho deve se conectar a qualquer PC e aceitar o comando de “clicar e arrastar”. Melhor também são os que vêm com programas de conversão de arquivos, pois se for utilizar Internet discada para baixar o programa vai levar muito tempo. Observe a compatibilidade do aparelho com o sistema operacional que você utiliza. Dê preferência aos modelos pouco volumosos, que já vem com clip ou fita de prender. Procure pelo modelo com maior autonomia da bateria, o que pode chegar a 31 horas. Os melhores são os que tem bateria recarregável imbutida, pois podem recarregar na própria entrada USB. O tempo de recarga varia muito entre os aparelhos e costuma ser entre 30 minutos a 4 horas e meia
Vírus no celular
Não existe uma maneira pratica de identificá-los, pois não modificam nada no celular. Porém, fique atento se seu celular apresentar lentidão, perda de informações ou se a bateria acabar muito rápido. Experimente algum software de segurança, ao menos por um período de testes e faça uma varredura. A maior parte dos vírus desenvolvidos são para atingir a plataforma symbiam, mais popular nos smartphones. Aparelhos muito antigos que não possuem recursos de troca de arquivos, estão imunes. Em caso de infecção faça imediatamente um back-up de seus dados, instale um antivírus e faça uma varredura. Veja os produtos disponíveis em: https://brazil.kaspersky.com/products/mobile-security.php https://www.symantec.com/region/br/home_homeoffice/products/virus_protection/savhh/ https://www.f-secure.com.br/home_user/mobile_security.html Caso não resolva entre em contato com a sua operadora para verificar uma maneira de formatar seu aparelho.
Como evitar o efeito “olhos vermelhos” em suas fotos
Para entender como ocorre o efeito: quando há baixa intensidade da luz, a pupila, humana e animal, se dilata para enxergar melhor nessas condições. No momento da foto nesse ambiente, as pessoas e animais são flagradas com as pupilas muito abertas. A câmera registra o reflexo do flash no fundo do olho, no caso dos humanos a cor vermelha, no dos animais, geralmente um azul esverdeado. Quando o ambiente está iluminado isso não acontece, pois as pupilas estão contraídas, e é justamente o ambiente que deve ser proporcionado. A noite acenda todas as luzes que puder. Sempre que possível use luz natural ou diminua a velocidade do obturador, ou ainda, use uma sensibilidade maior de ISO para evitar que o flash seja acionado. O modo “olhos vermelhos” de sua câmera, geralmente indicado por um símbolo de um olho, pode ajudar mas não resolve. Ele dispara rapidamente o flash algumas vezes antes de tirar a foto. Como a foto não é tirada no primeiro disparo, mantenha a mão firme e informe ao seu objeto que não se mova até você ter certeza de que a foi tirada. A diferença entre os níveis de luz entre o flash e a luz ambiente e o ângulo entre a luz e a câmera são grandes problemas. Se você conseguir evitar que a luz incida diretamente sobre os olhos do seu objeto você ganha. Tente combinar com seu objeto para ele não olhar diretamente para a câmera. Quanto maior for o ângulo entre o objeto e a lente, menor as chances do objeto sair com olhos vermelhos. Você ainda terá excelentes fotos com aparência de espontâneas. Usar um filtro polarizador também pode ajudar a diminuir os reflexos. Se sua câmera permitir retire o flash. Isso retira a luz do flash da linha da lente e é possível eliminar o efeito olhos vermelhos. Bom também seria segurá-lo com a mão através de um cabo de extensão. Remeter a luz do flash em uma parede ou teto faria efeitos legais em suas fotos. Mesmo assim algumas fotos ainda terão olhos vermelhos e ai a única opção será usar os recursos dos editores de imagem.
Como desbloquear o iPhone para usar qualquer operadora
O primeiro passo é atualizar seu iPhone para o firmware versão 2.2, através do iTunes. Sincronize seu telefone para manter atualizados seus programas e músicas. Baixe um programa chamado Quickpwn em https://www.quickpwn.com/, e faça um “jailbreack” antes do desbloqueio conectando seu iPhone ao PC, abrindo o Quickpwn, selecionando seu telefone, instalando o Cydia ou o Installer. Siga as instruções e aguarde o processo terminar. Se tiver instalado o Cydia, abra o aplicativo e instale o repositório de aplicativos https://apt9.yellowsn0w.com/. Se usou o Installer, instale https://i.yellowsn0w.com/. O yellowsn0u é o programa de desbloqueio efetivo. Rode o aplicativo e desligue o aparelho. Caso não funcione, desligue o aparelho e tente novamente. Desative o 3G e desligue a proteção por senha do sim card antes de trocar de operadora.
Como prolongar a vida útil das baterias de notebooks
As baterias atuais são de três tipos NiMg (níquel magnésio), NiCd (níquel-cádmio) e Li-ion (íons de lítio). A maioria dos equipamentos atuais têm bateria Li-ion, que são as mais modernas (não possuem efeito memória) e duram em média quinhentos a oitocentos ciclos (carga e descarga), tempo médio de três anos. Evite fazer carga e descarga diariamente para não reduzir a vida útil. Faça uma carga e descarga por semana. Não retire as baterias para guardar pois três meses sem uso pode significar o fim das mesmas. Caso ocorra queda de energia, retire o cabo e use a carga da bateria, mas sempre que puder usar a corrente elétrica, opte por ela. Deixe descarregar até 1% ou, no caso de notebooks, até ser avisado do fim da carga antes de recolocar na tomada. Evite retirar a bateria para não folgá-la nem desgastar os contatos. Usadas corretamente as baterias devem atingir entre cinqüenta e cem ciclos no ano.
|
|